Fone: (41) 3621.3191 | Whatsapp (41) 99105-2464

Educação Integral

Integrando os conhecimentos.

O período integral do Colégio Ágape oferece uma rotina planejada, com estímulos certos, para que os alunos não se cansem e aproveitem as suas horas na escola de maneira adequada. Ao permanecerem o dia no colégio, são expostos a uma importante socialização e a atividades que fomentem, ainda mais, o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia. A escola, porém, torna-se uma extensão da casa do aluno, não sendo somente um ambiente de aprendizagem formal, mas, sim, de diversão, de desafios, de amizade e de muito carinho.
– São atendidos os seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2.

PERÍODOS
Integral

Abordagem bilíngue e prática

Passaporte para o mundo: o inglês está carimbado!

Temos uma abordagem bilíngue e bastante prática da língua inglesa. Assim, os alunos vivenciam no cotidiano a língua mais falada do mundo e, como estão no período da vida de mais fácil aprendizagem de uma língua estrangeira (a infância), o aprendizado ocorre de forma bastante natural e eficiente. Com muita conversação e atividades lúdicas, os alunos vão fazendo com que essa língua seja, realmente, incorporada. Dessa maneira, não é necessário que os alunos cursem uma escola específica de idiomas. Certamente, esse é um dos nossos grandes diferenciais.



O cuidado com o corpo

Atividades esportivas para uma educação completa.

O professor especialista na área de Educação Física orienta as atividades esportivas que acontecerão às quintas-feiras. Essas atividades visam a desenvolver o gosto por diferentes atividades físicas, a incentivar o trabalho em equipe, a tolerância e a frustração decorrente de eventuais perdas nos jogos. Será trabalhado, aproximadamente, um tipo de esporte por mês. Esse esporte será praticado com a professora, em continuidade ao que foi realizado com o professor especialista. Esse também é um forte diferencial de nosso trabalho, pois também mostra todo o cuidado que temos com a formação integral de nossos alunos.



Todo cuidado com a alimentação!

Cuidado com a alimentação: saúde para dentro!

O almoço é fornecido pelo chefe de cozinha especialmente contrato pelo colégio Ágape, para desenvolver os almoços do Período Integral, com a supervisão de um nutricionista. Por isso, as refeições são baseadas em um cardápio equilibrado e ajustado às necessidades nutricionais da criança. Há opção de saladas, de pratos quentes, de suco e de frutas como sobremesa. Tudo feito com cuidado, com carinho e com sabor! Às sextas-feiras, temos uma sobremesa surpresa, com brigadeiro ou com outro doce que as crianças adoram!

Os lanches não serão fornecidos pelo colégio. A família pode fazer o lanche em casa ou pode planejar a sua aquisição na cantina, sempre lembrando que é bastante importante que o lanche esteja baseado em hábitos saudáveis. Uma ideia é encaminhar, ao menos, o lanche da manhã de casa, garantido, assim, que o aluno consuma frutas, sucos e outros nutrientes importantes. O lanche da tarde acontecerá junto com os colegas da classe, pois o aluno está no período regular.



ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

O aprendizado amplo e consistente.

Acompanhamento das tarefas.
A professora pedagoga regente do período integral acompanha as atividades de pesquisa e as tarefas, o que faz com que o aluno se sinta amparado e que possa resolver as dúvidas conforme elas forem surgindo. Esse contato próximo torna as atividades de aprendizagem mais efetivas e prazerosas! Conforme indicações dos professores, algumas atividades de pesquisa deverão ser realizadas em casa, pois os alunos podem precisar, especificamente, do auxílio e da companhia da família.

Mão na massa: culinária e orientação nutricional.

O entendimento do valor da alimentação correta é mais fácil, quando há uma interação com a arte da culinária: com panelas, ingredientes e procedimentos… Assim, os alunos vivenciam os preparos e sentem a delícia que é ter uma alimentação bem feita e com atenção à saúde.

Recreação: brincar é divertidamente sério…

A classe escolhe a recreação desejada para cada dia, sendo incentivada a confraternização, o envolvimento do grupo e o respeito à diversidade.

 



Oficina de Jogos: a brincadeira além do tabuleiro.

Os alunos têm à sua disposição diferentes jogos de tabuleiro (xadrez, tangram, quebra-cabeças, desafios lógicos, ludo, víspora, banco imobiliário, entre tantos outros)! Essa é uma forma de as crianças saírem do universo virtual e de desenvolverem habilidades, que vão da lógica às parcerias das atividades em grupo. As crianças menores desfrutarão de diversos jogos de encaixe e de montagem. Assim, desenvolvem a concentração, o diálogo, a socialização e o raciocínio de forma lúdica e divertida!

Oficinas artísticas: criatividade para a vida

São trabalhadas habilidades artesanais, com diversos procedimentos artísticos. Os alunos estudam diferentes artistas e suas técnicas e, em outras aulas, serão aprendidas as habilidades manuais relacionadas aos artistas estudados. Em alguns casos, os próprios alunos podem escolher o efeito que querem produzir. O trabalho artístico desenvolve a criatividade, hoje necessária em qualquer área de trabalho!

Informática e Musicalização: técnica e harmonia.

A cada 15 dias, há uma atividade de informática ou de musicalização. As aulas de Informática ensinam os alunos a usarem o pacote Office e a otimizarem o uso da Internet como ferramenta acadêmica. Com esse aprendizado, ampara-se o uso de importantes ferramentas para a vida acadêmica. Já as aulas de musicalização pretendem que os alunos desenvolvam a habilidade de ouvir, de sentir e de criar – com a música, uma importante sensibilização também é promovida: a de escutar!


Proposta pedagógica


O Ágape é um Colégio Sociointeracionista

 

O Colégio Ágape entende o aluno como alguém que transforma e é transformado nas interações vividas no cotidiano, pois é na relação com os outros e nas vivências que construímos os pensamentos que permitem nosso desenvolvimento mental, possibilitando, movimentando e impulsionando a aquisição de habilidades, atitudes e valores.

 

Proposta pedagógica